Precisando do nosso logo? Baixe-o em um dos seguintes formatos:
Vetorial (.svg)|Rasterizado em alta resolução (.jpg)|Ícone (.ico)
Obs.: não utilize nossa marca sem autorização.

Por favor, aguarde.
Link curto para esta página:

Entre Rios do Sul tem seu Plano Municipal de Educação aprovado no dia 8 de junho de 2015

ImprimirReportar erro412 palavras7 min. para ler
Foi na reunião ordinária nº 12/2015 que o Projeto de Lei nº 22/2015, o qual cria o Plano Municipal de Educação, foi aprovado por unanimidade transformando-se na Lei Municipal nº 1.707/2015.

O PME é um referencial educacional voltado à realidade do município, em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação, tendo como norte a Lei federal 13.005/14 que contém as diretrizes, as metas e estratégias para a educação brasileira para o decênio 2014/2024.

O marco inicial para a elaboração do PME de Entre Rios do Sul, foi em 2013 com a Conferência Intermunicipal que reuniu 11 municípios da região para estudo dos eixos da CONAE. Em 2014 foram levantadas demandas, alguns dados para o diagnóstico da educação municipal, em 2015 foi à conclusão do documento, demandando vários dias de estudos e trabalho, envolvendo educadores, funcionários, alunos, conselheiros dos diversos conselhos ligados à educação e a equipe da Secretaria de Educação. No período de maio a junho, foram realizadas três Conferências com a participação da comunidade, educadores, alunos, funcionários, conselhos e vereadores.

Destacamos a importância dos cidadãos entreriossulenses neste processo, pois foram muito oportunas e pertinentes as proposições políticas e pedagógicas feitas nas Conferências.

O PME apresenta diretrizes, metas e estratégias para um período de 10 anos, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação com vistas à erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação das desigualdades educacionais, promoção da gestão pública democrática da educação, a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica na rede municipal de ensino, as metas para aplicação dos recursos públicos em educação, a valorização dos profissionais do magistério, a promoção dos direitos humanos, a diversidade e a sustentabilidade socioambiental. As estratégias propostas no Plano Municipal de Educação estão voltadas para demandas e necessidades da comunidade escolar.

A Secretaria de Educação agradece o empenho e comprometimento de todos, em aceitarem o desafio de um árduo trabalho que ora concluímos. Tudo o que realizamos conjuntamente contribuirá decisivamente para que o processo ensino - aprendizagem aconteça com a qualidade que nossas crianças merecem. Salientamos ainda que o PME deve ser monitorado e avaliado pelo Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação para que possamos concretizar tudo aquilo a que nos propusemos.

Agradecemos ainda a administração Municipal que nos apoiou sempre, em especial a equipe da Secretaria de Educação que não mediu esforços para fazer a sistematização das informações, redação do texto base, digitação, correção e formatação do documento. Deixamos o mesmo à disposição para consultas e esclarecimentos, pois é nosso mapa educacional.