texto busque no sitetexto busque na web

FORMATURA DO PROGRAMA ALFA (Alfabetizando para profissionalizar)

« Anterior« Última» Próxima» PrimeiraPublicação:
ImprimirReportar erroTags:formandos, deus, empenho, último, tendo, superadas, iniciou e açoes539 palavras9 min. para ler
FORMATURA DO PROGRAMA ALFA (Alfabetizando para profissionalizar)Ver imagem ampliada
No último dia 30 de setembro de 2014 ocorreu nas dependências do Centro de Cultura a solenidade de encerramento e Formatura do Programa Alfa – Alfabetizando para profissionalizar, em Entre Rios do Sul, realizado de Abril a Setembro de 2014 perfazendo um total de 210 horas/aula, além da Palestra sobre Qualidade de Vida no meio rural e do Treinamento Saneamento Básico (16horas).

O Programa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), contou com o apoio de parcerias locais e, em especial com o Sindicato Rural de Erechim. Agradecemos os Parceiros do  Programa Alfa , Prefeitura Municipal, Secretaria de Cidadania e Promoção Social, Secretária de Educação, CRAS, Sindicato Rural de Erechim e Senar Erechim. A Professora do ALFA-2014 na primeira e segunda edições a Sra. Marli e a Paraninfa da turma ALFA/2014 a Sra. Gemile. Os formando ALFA/2014:  Angela Maria Romeira -    Dirceu Zanchett -   Diva Maria de Souza -  João Rodrigues de Souza -  Luiz Zanchett-     Lourdes Pompermaier -   Neusa da Silva de Souza -    Pedro Alencar Nunes -     Pedrinha Maraci Camargo -   Selei Fátima Pereira - Soeli Salete Mezomo.

MENSAGEM SOBRE A TURMA:

AS AULAS DO PROGRAMA ALFA – ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR INICIARAM NO DIA 07 de abril de 2014 NUMA SALA CEDIDA PELA SECRETARIA DE CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL E CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS DE ENTRE RIOS DO SUL. A TURMA DO ALFA/2014 FOI FORMADA PELO INTERESSE DOS ALUNOS EM QUERER APRENDER A LER E ESCREVER PARA TORNAR-SE INDEPENDENTES.

HOUVERAM DIFICULDADES SIM... MAS GRAÇAS A DEUS E AO EMPENHO DOS ALUNOS POUCO A POUCO FORAM SUPERADAS.

A TURMA INICIOU COM 12 ALUNOS, SENDO QUE UM DESSES ALUNOS DESISTIU JÁ NO FINAL POR MOTIVOS PARTICULARES. A TURMA DO ALFA/2014 SE ENCONTRA NA FAIXA DOS 27 A 70 ANOS. DENTRO DAS ATIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE AULA PODEMOS DESTACAR A VIAGEM A EMPRESA STARA NA CIDADE DE NÃO-ME-TOQUE, VISITA CULTURAL NO MUSEU OLÍVIO OTTO EM CARAZINHO E A PALESTRA SOBRE QUALIDADE DE VIDA. ESTAS ATIVIDADES ENGRANDECERAM A TURMA COM CONHECIMENTO E CULTURA.

A TURMA DO ALFA/2014 É UMA TURMA MUITO UNIDA, ONDE A AMIZADE E O RESPEITO PREVALECEM.

O SENAR ADOTA UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO QUE ASSOCIA EDUCAÇÃO E TRABALHO, FAZENDO COM QUE SEUS PROGRAMAS PRINCIPAIS SE DESENVOLVAM DE FORMA SINÉRGICA. O PROGRAMA ALFA – ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR, QUE REÚNE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL E A PROMOÇÃO SOCIAL, CHEGA AS COMUNIDADES RURAIS, COMO UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DE CARÁTER EMINENTEMENTE HUMANO. ENQUANTO ENFOCAM A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO, ESSAS ATIVIDADES ATUAM NO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES PESSOAIS E, SIMULTANEAMENTE, PROMOVEM AÇOES DE EDUCAÇÃO, TENDO, COMO PRIORIDADE, A ALFABETIZAÇÃO DE PRODUTORES E TRABALHADORES RURAIS.

PARTINDO DESSA PREMISSA QUE COLOCA A EDUCAÇÃO COMO IMPULSORA DE MUDANÇAS SÓCIO OCUPACIONAIS NAS COMUNIDADES RURAIS, O SENAR INCLUI, EM SEU PLANEJAMENTO, A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, ESTABELECENDO, COM ISSO, AS BASES COGNITIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PROMOÇÃO SOCIAL. SEGUINDO ESSA LINHA INTEGRADA DE PLANIFICAÇÃO, COMPLEMENTA-SE O CICLO PARA A UNIAO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. DIFICILMENTE TAL UNIÃO OCORRERIA, CASO NÃO FOSSE OFERECIDA A OPORTUNIDADE DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ QUE A MAIORIA DAS OCUPAÇÕES EXERCIDAS NO MEIO RURAL EXIGE A CAPACIDADE DE LEITURA, ESCRITA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas para que a Formatura do Programa ALFA-2014 fosse um sucesso e parabéns aos formandos ALFA/2014.

Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliadaVer imagem ampliada