Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topoVer em Libras

FORMATURA DO PROGRAMA ALFA (Alfabetizando para profissionalizar)

  1. Início
  2. Notícias
  3. Geral
  4. FORMATURA DO PROGRAMA ALFA (Alfabetizando para profissionalizar)
🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:alfa, turma, rural, programa, educação, social e trabalho5525 min. para ler

No último dia 30 de setembro de 2014 ocorreu nas dependências do Centro de Cultura a solenidade de encerramento e Formatura do Programa Alfa – Alfabetizando para profissionalizar, em Entre Rios do Sul, realizado de Abril a Setembro de 2014 perfazendo um total de 210 horas/aula, além da Palestra sobre Qualidade de Vida no meio rural e do Treinamento Saneamento Básico (16horas).



O Programa foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), contou com o apoio de parcerias locais e, em especial com o Sindicato Rural de Erechim. Agradecemos os Parceiros do  Programa Alfa , Prefeitura Municipal, Secretaria de Cidadania e Promoção Social, Secretária de Educação, CRAS, Sindicato Rural de Erechim e Senar Erechim. A Professora do ALFA-2014 na primeira e segunda edições a Sra. Marli e a Paraninfa da turma ALFA/2014 a Sra. Gemile. Os formando ALFA/2014:  Angela Maria Romeira -    Dirceu Zanchett -   Diva Maria de Souza -  João Rodrigues de Souza -  Luiz Zanchett-     Lourdes Pompermaier -   Neusa da Silva de Souza -    Pedro Alencar Nunes -     Pedrinha Maraci Camargo -   Selei Fátima Pereira - Soeli Salete Mezomo.




MENSAGEM SOBRE A TURMA:




AS AULAS DO PROGRAMA ALFA – ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR INICIARAM NO DIA 07 de abril de 2014 NUMA SALA CEDIDA PELA SECRETARIA DE CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL E CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS DE ENTRE RIOS DO SUL. A TURMA DO ALFA/2014 FOI FORMADA PELO INTERESSE DOS ALUNOS EM QUERER APRENDER A LER E ESCREVER PARA TORNAR-SE INDEPENDENTES.



HOUVERAM DIFICULDADES SIM... MAS GRAÇAS A DEUS E AO EMPENHO DOS ALUNOS POUCO A POUCO FORAM SUPERADAS.



A TURMA INICIOU COM 12 ALUNOS, SENDO QUE UM DESSES ALUNOS DESISTIU JÁ NO FINAL POR MOTIVOS PARTICULARES. A TURMA DO ALFA/2014 SE ENCONTRA NA FAIXA DOS 27 A 70 ANOS. DENTRO DAS ATIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE AULA PODEMOS DESTACAR A VIAGEM A EMPRESA STARA NA CIDADE DE NÃO-ME-TOQUE, VISITA CULTURAL NO MUSEU OLÍVIO OTTO EM CARAZINHO E A PALESTRA SOBRE QUALIDADE DE VIDA. ESTAS ATIVIDADES ENGRANDECERAM A TURMA COM CONHECIMENTO E CULTURA.



A TURMA DO ALFA/2014 É UMA TURMA MUITO UNIDA, ONDE A AMIZADE E O RESPEITO PREVALECEM.



O SENAR ADOTA UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO QUE ASSOCIA EDUCAÇÃO E TRABALHO, FAZENDO COM QUE SEUS PROGRAMAS PRINCIPAIS SE DESENVOLVAM DE FORMA SINÉRGICA. O PROGRAMA ALFA – ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR, QUE REÚNE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL E A PROMOÇÃO SOCIAL, CHEGA AS COMUNIDADES RURAIS, COMO UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DE CARÁTER EMINENTEMENTE HUMANO. ENQUANTO ENFOCAM A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO, ESSAS ATIVIDADES ATUAM NO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES PESSOAIS E, SIMULTANEAMENTE, PROMOVEM AÇOES DE EDUCAÇÃO, TENDO, COMO PRIORIDADE, A ALFABETIZAÇÃO DE PRODUTORES E TRABALHADORES RURAIS.



PARTINDO DESSA PREMISSA QUE COLOCA A EDUCAÇÃO COMO IMPULSORA DE MUDANÇAS SÓCIO OCUPACIONAIS NAS COMUNIDADES RURAIS, O SENAR INCLUI, EM SEU PLANEJAMENTO, A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, ESTABELECENDO, COM ISSO, AS BASES COGNITIVAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A PROMOÇÃO SOCIAL. SEGUINDO ESSA LINHA INTEGRADA DE PLANIFICAÇÃO, COMPLEMENTA-SE O CICLO PARA A UNIAO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. DIFICILMENTE TAL UNIÃO OCORRERIA, CASO NÃO FOSSE OFERECIDA A OPORTUNIDADE DE ALFABETIZAÇÃO, UMA VEZ QUE A MAIORIA DAS OCUPAÇÕES EXERCIDAS NO MEIO RURAL EXIGE A CAPACIDADE DE LEITURA, ESCRITA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.



 Agradecemos a todas as pessoas envolvidas para que a Formatura do Programa ALFA-2014 fosse um sucesso e parabéns aos formandos ALFA/2014.




 




 


Guardamos estatísticas de uso e utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais em nossa política de uso.