Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topoVer em Libras

Lei Aldir Blanc em fase de operacionalização em Entre Rios do Sul

  1. Início
  2. Notícias
  3. Geral
  4. Lei Aldir Blanc em fase de operacionalização em Entre Rios do Sul
« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:lei, culturais, cultura, espaços, ser, atividades e subsídio3724 min. para ler
A Lei 14.017/2020, denominada Lei Aldir Blanc foi elaborada pelo Congresso Nacional com contribuição da sociedade civil do meio cultural e artístico de todo o país, com o objetivo de disponibilizar os recursos paralisados do Fundo Nacional de Cultura (três bilhões de reais) aos trabalhadores (as) deste setor no Brasil, bem como, aos espaços culturais prejudicados com a Pandemia COVID 19. Assim, a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Sul através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto vem acompanhando e estudando a aplicabilidade da Lei Emergencial no município. Informamos também que o recurso ainda não foi repassado ao município e a regulamentação da Lei foi efetivada no dia 14/08/2020.

O Município poderá usar os recursos de que forma?

O recurso disponibilizado deverá atender ações emergenciais de apoio ao setor cultural por meio de:

I - renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura; (não se aplicando aos municípios).

II - subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; e
 
III - editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.
 
Como os Espaços Culturais e Artistas de Entre Rios do Sul devem proceder?
 
O primeiro passo é saber se você ou sua instituição enquadram-se nos critérios da Lei para receber o auxílio ou subsídio. O segundo passo é realizar o seu CADASTRO na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Sem o cadastro não será possível obter o auxílio/subsídio.

PRAZO: Os cadastros municipais devem ser realizados do dia 10 de setembro até o dia 18 de setembro de 2020.

As informações completas sobre os critérios da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) podem ser esclarecidas no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Lei/L14017.htm ou junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
 


Guardamos estatísticas de uso e utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais em nossa política de uso.