Outubro Rosa e Novembro Azul

« Última» PrimeiraPublicação: 🛈
ImprimirReportar erroTags:aconteceu, preservar, palavra, chave, segundo, ela, habilita e profissionais581 palavras8 min. para ler
Outubro Rosa e Novembro AzulVer imagem ampliada
Aconteceu neste domingo, dia 27 de outubro, a Feira da Saúde de Entre Rios do Sul. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde teve início às 14 horas, com uma programação voltada à prevenção, à conscientização e a ação social, tendo seu encerramento com o Show de Humor da dupla Tio e Sobrinho.

Este ano, programações especiais marcaram as campanhas do setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, entre elas a Feira da Saúde. Diversas atividades puderam ser prestigiadas junto ao Centro de Eventos de Entre Rios do Sul. Além das oficinas, o público apreciou apresentações de dança, o "Dia D” do Sicredi, além da mateada coletiva, com o apoio institucional da Erva Mate Rei Verde. Um dos pontos altos da feira foi o corte de cabelos, realizado por voluntários. As mechas coletadas servirão para confecção de perucas para pacientes em tratamento do câncer e a grande quantidade de doações superou as expectativas dos organizadores.

As apresentações de dança foram um oferecimento do Projeto De Bem com a Vida e do Grupo de Danças Raízes da Terra, sob a respectiva coordenação dos professores Chayana Brunetto de Quadros e Elenirton "Mano” Maciel.

Na visão do Grupo das Agentes da Saúde, a dança é um exercício físico que agrega, além dos benefícios corporais, um bem estar emocional, sendo esta atividade apontada como um meio de prevenir doenças como o câncer e a depressão, além de ajudar no tratamento.

Para o Prefeito Jairo Paulo Leyter, no âmbito da administração municipal, a valorização da vida está por toda a parte. Porém, quando se fala em saúde, a Secretaria da Saúde é que tem papel fundamental. Jairo, que já foi secretário da saúde, aponta que a missão da Secretaria da Saúde é uma das mais difíceis, pois lida diretamente com os sentimentos vitais das pessoas. Afinal, como diz o slogan da secretaria: O nosso trabalho muda a vida das pessoas.

De acordo com a Secretária de Saúde, Helen Rodrigues, atuar na saúde requer foco, e prevenção é a palavra chave. Segundo ela, a prevenção habilita os profissionais de saúde e os pacientes à cura de suas doenças. Este é sempre o objetivo maior de quem passa por um sofrimento, seja ele físico ou emocional. Além de preservar vidas, a prevenção poupa recursos humanos e financeiros na área da saúde. Ao se reduzir a quantidade de pessoas enfermas, diminuem as ocupações em todo o sistema de saúde, gerando mais espaço e acesso aos serviços preventivos.

A Secretária da Saúde concluiu, dizendo que, com o resultado das campanhas de prevenção, a tendência é que sobrem mais recursos financeiros ou que se faça um uso mais eficiente destes, afinal tratar um doente crônico é sempre muito mais caro do que prevenir uma doença.

Na visão da psicóloga Bruna Brugnera, a prevenção é, também, algo muito maior do que as campanhas de saúde. Atitudes como alimentação saudável, boa higiene, um bom sono, um pouco de diversão e a prática de atividade física, são hábitos que competem a cada cidadão, desde a infância, até sua velhice.

E para encerrar as campanhas de prevenção e conscientização, a Prefeitura de Entre Rios do Sul promoverá, dia 22 de novembro, um Talk Show, com a presença das médicas Andreia Sandri, da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e Joana Rovani de Moraes, fisiatra e médica integralista, professora da Universidade de Passo Fundo, além das renomadas psicólogas Mariana Mari, professora da URI de Erechim e Sabrina Brusco, do serviço de oncologia do Hospital de Caridade.