Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Voltar ao topo.Ver em Libras.
texto busque no site

Projeto Alimentação

« Mais recente🔀Publicação: 🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:escola, projeto, foi, milhões, alimentos, pessoas, desperdício e planeta420 palavras6 min. para ler

Projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus de Entre Rios do Sul, atinge resultado surpreendente.
Segundo o jornal Diário Liberdade, cerca de 815 milhões de pessoas sofrem fome crônica no mundo, um terço dos alimentos produzidos no planeta são desperdiçados, e mais de 1 bilhão 300 milhões de toneladas anuais, com conseqüente dano econômico, social e ambiental. Se evitássemos que um quarto dessa comida fosse para o lixo seria suficiente para alimentar 870 milhões de famintos com o que tem sido desperdiçado.
É importante despertar responsabilidade, consciência individual e desenvolver uma cultura de consumo responsável, da racionalidade e de saber que todo quanto se adquire e compra tem um impacto sobre o planeta e de fato sobre a existência da humanidade. Pensando nisso, a Escola Padre Réus de Entre Rios do Sul lançou um desafio aos alunos objetivando reduzir ao máximo o desperdício de alimentos através do projeto "Se Alimentar sem Desperdiçar”.  
O projeto: Surgiu durante uma conversa da Psicóloga Sandra Signor com a professora Ivete Mandelli que desenvolviam na ocasião um trabalho com o sétimo ano da escola.  Os alunos citaram que percebiam desperdício de alimento na escola, o que foi reforçado pela professora que mencionou alguns exemplos. Foi então que surgiu a ideia de darmos inicio a alguma ação conjunta para que o problema pudesse ser sanado.
Durante alguns meses, uma vez por semana e sem que os estudantes soubessem a data, os alimentos que sobravam de cada turma da escola após o lanche diário, eram pesado e registrado em uma planilha. Monitorando assim a quantidade desperdiçada sempre conscientizando os estudantes da importância de não desperdiçar.
Com o passar dos dias, era visível o esforço de cada estudante para não servir mais comida do que julgavam que comeriam, e não sobrar no prato. Passou a haver uma certa vigilância entre os colegas que diariamente lembravam que deveriam evitar o desperdício.
No dia do aniversário da escola foi realizada uma confraternização que reuniu estudantes, professores, direção, funcionários e autoridades para a entrega da premiação das turmas vencedoras onde cada estudante recebeu uma squeeze personalizada com seu nome evitando  o uso de copos plásticos. Na ocasião foi informado aos presentes da continuidade do projeto para um novo desafio para o segundo semestre de 2019. Parabéns aos alunos vencedores e a todas as pessoas envolvidas neste projeto.
"Outro seria este mundo se ao menos a metade das pessoas que habitam este planeta por um instante sentissem como própria a pobreza alheia e a fome de milhões de seres”. (fonte: diário liberdade).


Galeria de fotos