Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Secretaria da Educação, Cultura e Desporto#

  1. Início
  2. Departamentos
  3. Secretaria da Educação, Cultura e Desporto
Atual responsável por este departamento: IEDA ARGENTA URIARTE

À Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto compete: 
I – atuar na organização, manutenção e desenvolvimento de órgãos e instituições oficiais do sistema municipal de ensino, integrando-se às políticas e planos educacionais da União e do Estado;  
II – exercer ação redistributiva em relação às escolas municipais de ensino; 
III- baixar normas complementares para o sistema municipal de ensino; 
IV – autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema municipal de ensino; 
V – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas,e com prioridade o ensino fundamental, observando o que determina o art.11, V, da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(Lei Federal 9394/96);  
VI – matricular todos os educandos a partir de seis(6) anos de idade, completos até o último dia de fevereiro, no ensino fundamental;  
VII- ofertar a educação escolar regular para jovens e adultos;  
VIII –realizar programas de capacitação para os profissionais da educação em exercício das suas funções;  
IX- incentivar e difundir modalidades esportivas; 
IX – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;  
XI – zelar pela observância da legislação referentes a educação e pelo cumprimento das decisões do Conselho Municipal de Educação nas instituições sob sua responsabilidade;  
XII – aprovar Regimentos e Planos de estudos das Instituições de ensino sob sua responsabilidade;  
XIII – submeter à apreciação do Conselho Municipal de Educação as políticas e planos de educação. 

Realizações 
Entre Rios do Sul conta com duas escolas municipais, atendendo mais de 300 alunos, na sede do município. Dessas 01 atende estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e uma de Educação Infantil, crianças de zero a 5 anos e 11 meses.   
Todos os professores da rede municipal possuem formação superior e a grande maioria são pós-graduados. A secretaria de Educação oferece Formação Continuada, nas diversas áreas do conhecimento, pois todos os anos são ministrados cursos que visam a melhoria do ensino, potencializando as práticas pedagógicas e consequentemente a aprendizagem dos alunos. 
Os estudantes municipais com necessidades especiais são atendidos na sala multifuncional, por duas professoras formadas, oferecendo acesso a inclusão  nas atividades proporcionadas na escola. Os alunos com dificuldades maiores são atendidos na APAE de Nonoai, com toda a assistência do nosso município. 
As escolas possuem laboratório de Informática, com internet, onde os estudantes interagem durante as aulas, com horários agendados para todas as turmas. Também pretende-se  desenvolver oficinas no turno integral, com  projetos de artesanato, onde as crianças aprendem, pintura, tricô, crochê e outros trabalhos manuais, esportes, música e aulas de reforço escolar. 
Nossos estudantes possuem ensino de língua estrangeira (inglês) e Educação Física em todas as séries, ou seja, do 1º ao 9º ano. Dispomos do trabalho da nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga e dentista, que atuam diretamente na escola, promovendo uma melhor qualidade de vida.  
A Secretária da Educação e Administração Municipal Promovem a participação de mais de 50 alunos no Projeto Banda Marcial, que acontece desde 2010, oferecendo formação e capacitação e adquirindo instrumentos e uniformes. 
As escolas municipais estão muito bem estruturadas com ampliações de salas de aulas, e melhoramentos e adequações nas duas escolas.  
O transporte escolar é disponibilizado para todos os alunos municipais da cidade, do interior e do Ensino Médio da Escola Estadual. 
A Secretaria de Educação juntamente com as direções das escolas e os pais, optaram pelo uniforme nas Escolas Municipais. Neste ano de 2020, as crianças receberam gratuitamente um conjunto de abrigo de uniforme, que será usada a partir do início do ano. 

Contato: 
Secretaria de educação: +55 (54) 9 9956-9731 
educacao@entreriosdosul.rs.gov.br 
  
Escolas Municipais: 
Escola Municipal de Educação Infantil Risinho 
+55 (54 9 9647-5713 
risinho@entreriosdosul.rs.gov.br 
  
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus 
+55 (54) 9 9613-2432 
padrereus@entreriosdosul.rs.gov.br 
  
  
  
 
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out